NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
WhatsApp | Geral Concessionária
(31) 4009-4000
Novos
(31) 2116-1316
Seminovos
(31) 2116-1181
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
07 de novembro, 2022
O procedimento transforma e preserva a pintura do veículo. Conheça alguns detalhes sobre o envelopamento automotivo!
O que é o envelopamento automotivo?
Antes de mais nada, o envelopamento automotivo trata-se de uma prática em que um adesivo em constituição PVC é aplicado sobre a pintura do carro.
Nesse sentido, essa camada oferece proteção contra dejetos de animais, raios UV, pedras, poeira e outras avarias.
Ao mesmo tempo, o envelopamento pode ser usado como uma estratégia para customizar o carro. Afinal, é possível escolher entre diversos modelos, dispensando a necessidade de trocar a pintura.
No entanto, é indispensável observar a legislação para realizar essa mudança da forma certa.
O que diz a lei?
Conforme a Resolução 292 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o envelopamento automotivo pode ser feito quando a pessoa responsável pelo registro e licenciamento autoriza as modificações antes do ato.
Além disso, as cores são consideradas alteradas somente quando mais de 50% da lataria foi pintada ou envelopada. Dito de outra maneira, a alteração não pode superar essa porcentagem.
Caso o envelopamento não seja devidamente comunicado ao Detran (Departamento Estadual de Trânsito), a pessoa responsável pelo veículo está sujeita a uma multa de R$195,23 e 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação), visto que isso configura uma infração grave.
Como funciona o envelopamento automotivo?
Com toda a certeza, o envelopamento automotivo deve ser feito somente com profissionais qualificados. Afinal, ele exige habilidades bastante específicas para não comprometer a pintura e a aparência do carro.
O processo pode levar até 3 dias para ficar pronto. Primeiramente, ele passa por uma lavagem especial, porque nenhum resíduo pode permanecer na superfície antes da aplicação do adesivo. Aliás, vale mencionar que a colagem é feita manualmente.
Quando optar pelo envelopamento?
Inegavelmente, o procedimento possui uma durabilidade interessante. A média é de 7 anos até que o adesivo comece a dar sinais de defeito. Todavia, os proprietários necessitam adotar alguns cuidados para otimizar a vida útil do envelopamento automotivo. Por exemplo, é indicado evitar deixar o carro exposto ao sol, bem como recorrer a métodos de limpeza específicos: jamais utilizar produtos químicos, mas, sim, água, sabão neutro e pano.
Entre as vantagens do procedimento estão:
✔ O adesivo preserva a pintura original, valorizando o veículo;
✔ É mais rápido e barato que uma pintura comum;
✔ Pode servir de marketing para empresas, já que é possível gravar as informações de uma marca no adesivo durante a sua confecção.
Por outro lado, antes de se decidir quanto à instalação, é importante compreender que o envelopamento possui um prazo de validade. Então, é necessário se preparar para sua retirada, pois mantê-lo além do prazo ideal pode danificar a pintura original.
Em síntese, a prática é ideal para quem almeja conservar os aspectos originais do carro, podendo ser feito em qualquer momento a partir da aquisição do bem. Desde que a instalação seja feita corretamente, não há prejuízos à pintura.
Ademais, é uma ótima opção para quem enjoou do aspecto do veículo e deseja transformá-lo.
Quer preservar ainda mais o seu carro? Não se esqueça de realizar as manutenções preventivas nos prazos indicados pela montadora.
Acesse a aba de “serviços” da BH France para agendar seu horário.
Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Referências:
Minutos Seguros
InstaCarro
Notícias Automotivas
Voltar
teste