NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
WhatsApp | Geral Concessionária
(31) 4009-4000
Novos
(31) 2116-1316
Seminovos
(31) 2116-1181
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
Carro
03 de abril, 2023
Existe uma variedade no mercado, mas, vale a pena entender suas necessidades antes da compra. Veja o carregador de bateria automotiva ideal!
O que é o carregador de bateria automotivo?
Primeiramente, o carregador de bateria automotivo é um aparelho que, como o próprio nome informa, gera recarga na peça. Ou seja, ele salva os motoristas quando a bateria se recusa a funcionar, especialmente naquelas vias sem sinal de telefone para pedir ajuda.
Afinal, ter somente o cabo pode ser insuficiente nos casos em que a bateria está completamente descarregada ou o veículo não consegue transmitir a energia adequada para o componente.
No entanto, é essencial ter atenção com o manuseio do equipamento, compreendendo corretamente a ligação entre as polaridades.
Tipos de carregador
Com isso em vista, há 3 principais tipos de carregador de bateria: o inteligente; o CB16S; e o 868159.
Em relação ao primeiro, sua principal característica é a tecnologia. Por exemplo, há um display digital que permite a leitura de dados e facilita o seu uso. Também costuma contar com microprocessador inteligente e sistema de memória.
Logo, os recursos levam a uma recarga eficiente até mesmo quando acontecem quedas de energia. Os carregadores inteligentes são ideais para baterias de chumbo ácido e AGM com tensão 12V/8A.
Já o modelo CB16S é conhecido por oferecer uma recarga rápida. Para exemplificar, sua capacidade de recarga para baterias de 12V (volt) fica entre 32Ah (ampère-hora) e 150Ah.
Os motoristas que apostam nessa opção apreciam a presença do seletor de tensão, o indicador de corrente e a oportunidade de escolher entre uma carga lenta ou rápida.
Por fim, o carregador 868159 conta com um sistema multiprocessador que resulta numa durabilidade maior de recarga. Além disso, ele possui o melhor padrão de carregamento, viabilizando 3 faixas de uso: 2A, 6a e 12A.
Ao mesmo tempo, trata-se de uma opção bastante segura, visto que é projetada com proteção contra curto-circuito e sobreaquecimento.
No entanto, ser indicada somente para baterias de 12v impede a compra por parte de alguns motoristas.
Checando o manual
Além de o manual auxiliar no uso correto do carregador de bateria automotiva, ele possui as informações sobre a corrente necessária para promover a recarga do componente. Afinal, cada bateria apresenta especificações próprias.
Só para ilustrar, a corrente deve corresponder a 25% da capacidade nominal da bateria. Nesse sentido, carregadores com voltagem maior podem ser usados em baterias com voltagem menor que a deles. Todavia, o contrário nunca pode acontecer.
Em todo o caso, o recomendado é realizar a recarga com a corrente baixa, porque isso reduz o risco de acidentes, além de prolongar a durabilidade da peça.
Como evitar o curto-circuito?
Inegavelmente, a maior preocupação em usar um carregador de bateria automotiva tem a ver com o risco de curto-circuito. Para evitar tal situação, é imprescindível ter a certeza de que o polo positivo do aparelho está sendo conectado ao polo negativo da bateria.
Também, remova anéis, pulseiras e relógios de metal durante o procedimento.
Além de contar com um carregador de bateria, contrate o seguro auto da BH France para ter assistência a qualquer momento em casos de pane.
Acompanhe as nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Referências:
Minuto Seguros
AutoPapo
Portal Automóveis
Voltar
teste