NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
WhatsApp | Geral Concessionária
(31) 4009-4000
Novos
(31) 2116-1316
Seminovos
(31) 2116-1181
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
18 de março, 2024
Quais cuidados são essenciais para evitar danos no freio do carro?
Preservar a peça evita gastos na oficina e previne sérios acidentes. Veja como aumentar a durabilidade do freio do carro!
Use a embreagem apenas quando necessário
Sem dúvida, a vida útil do freio do carro está diretamente relacionada à maneira como os motoristas utilizam a embreagem. Afinal, manter o pé o tempo todo nesse pedal afasta o platô do disco, sobrecarregando sistemas adjacentes.
Não exagere nas cargas
Outro hábito essencial para evitar a sobrecarga do freio do carro é respeitar o limite de carga indicado no manual do fabricante. Ou seja, não exagere na quantidade de bagagens e até mesmo de passageiros. Além de prejudicar as peças do veículo, este perde em quesitos de estabilidade, facilitando a ocorrência de acidentes.
Ademais, o consumo de combustível aumenta, porque o motor precisa trabalhar mais para conseguir movimentar o automóvel.
Não use o freio do carro nas curvas
Com toda a certeza, vários motoristas se sentem mais seguros quando acionam o freio nas curvas. Entretanto, tal ação pode tirar o veículo da faixa de rolamento e até mesmo travar as rodas. Logo, além de estragar o componente, mais uma vez a segurança é prejudicada.
Inclusive, isso pode provocar um processo chamado subviragem: o carro continua andando em linha reta, apesar de a direção estar virada. Por outro lado, também há chances de ocorrer a sobreviragem, que é o fato de o veículo girar excessivamente para o lado que você deseja.
Opte pelo freio motor em descidas
Já nas vias com descidas, você pode aliviar a pressão sobre as pastilhas ao utilizar o freio motor. Isso ocorre porque ele utiliza a resistência do próprio motor com o intuito de gerar a desaceleração. Dessa forma, o superaquecimento é evitado, aumentando a vida útil de todo o sistema.
Use a 1ª marcha para sair
Com toda a certeza, conhece alguém que recorre à 2ª marcha para sair de sinaleiros em aclives. Afinal, por estar numa descida, o carro responde sem dificuldades. Todavia, isso reduz a durabilidade dos discos da embreagem e, consequentemente, os freios.
Vale frisar que a 1ª marcha conta com a maior força de tração em comparação com as demais. Ademais, engatá-la para tirar o carro da inércia é essencial para assumir maior controle sobre a velocidade.
Quando o carro estiver parado, use o ponto neutro
Ao mesmo tempo, deixe o câmbio na posição neutra quando o veículo estiver parado. Dessa forma, a pressão sobre as pastilhas e os discos é consideravelmente reduzida.
Contudo, não tire os pés do freio do carro. Isso é essencial para evitar o movimento indesejado.
Use peças de qualidade
Por fim, jamais recorra a peças paralelas ou de origem duvidosa para economizar. Elas não são suficientemente resistentes; do mesmo modo, podem não funcionar em harmonia com outros componentes. Afinal, não foram projetadas de acordo com os padrões adotados pela montadora.
No e-commerce do Grupo Jorlan você encontra peças originais de qualidade para realizar a manutenção do seu veículo com segurança.
Além disso, conte com os profissionais altamente especializados da oficina da
Peugeot BH France para checar os freios do seu carro.
Referências:
Voltar
teste