NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
WhatsApp | Geral Concessionária
(31) 4009-4000
Novos
(31) 2116-1316
Seminovos
(31) 2116-1181
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
Carro
13 de janeiro, 2023
Por que cuidar da fechadura do carro?
Sem dúvida, a fechadura do carro é uma das peças mais utilizadas. Afinal, está exposta a atritos constantes, sendo responsável pela fixação das portas à carroceria, bem como pelo mecanismo envolvido na área.
Mesmo assim, poucos motoristas dedicam a atenção necessária, lembrando-se dela somente quando começa a apresentar ruídos. Também é muito comum que ela atrapalhe a fácil abertura ou tranca da porta.
Em todo caso, é possível evitar esses cenários, dedicando alguns cuidados pontuais à fechadura.
Lubrificando...
Com toda a certeza, a estratégia para preservar a fechadura do carro é bem simples: basta usar um lubrificante sobre o componente. Dessa maneira, o produto viabiliza mais fluidez aos movimentos que envolvem a peça, facilitando o travamento e o destravamento.
Consequentemente, há menos probabilidade de problemas atingirem as chaves e quebras das maçanetas.
Frequência
Por outro lado, a lubrificação da fechadura do carro não precisa ser tão frequente. Aliás, o recomendado é que isso seja feito apenas uma vez ao ano.
Entretanto, se o automóvel circula bastante, especialmente em áreas de maresia ou com muita poeira, o ideal é que o produto seja aplicado a cada 6 meses.
Produto
Inegavelmente, muitos motoristas recorrem ao óleo lubrificante para a manutenção da fechadura. No entanto, ele tende a contribuir para o acúmulo de sujeiras, poeiras e outros detritos.
Ou seja, após algum tempo, ficará ainda mais difícil deslizar e girar a chave com tranquilidade.
Por isso, o correto é adquirir lubrificantes específicos para as chaves e a fechadura do carro. As soluções adequadas são compostas por grafite, oferecendo a mesma maciez proporcionada pelo óleo lubrificante.
Inclusive, a própria embalagem oferece indicações para a aplicação, que pode ser feita pelos próprios proprietários. Contudo, para um uso mais seguro, também vale recorrer aos serviços de mecânicos qualificados.
A fechadura já está comprometida?
Se a fechadura do carro já não funciona bem, e a lubrificação não melhora sua performance, a única saída é trocar o mecanismo. Isso inclui também a maçaneta da porta em questão e o miolo de chave.
Não é recomendado adiar o tratamento do problema, porque, em pouco tempo, a chave do automóvel pode ser comprometida. Além disso, as maçanetas internas também ficam mais suscetíveis a quebras.
Mecânicos especializados retiram o mecanismo, promovendo a limpeza e substituindo as peças necessárias. Após a higienização com querosene ou desengripante, o sistema é lubrificado com graxa.
Precisa de ajuda para fazer a revisão da fechadura do carro? Agende um horário na oficina da BH France, clicando na aba “serviços” em nosso site.
Veja também nossas redes sociais: Instagram e Facebook.
Referências:
AutoPapo
Canal da Peça
Santo Amaro
Voltar
teste