NEWSLETTER
Cadastre-se e receba em primeira mão as melhores ofertas!
Av. Presidente Antônio Carlos, 3860, São Francisco, Belo Horizonte - MG
WhatsApp | Geral Concessionária
(31) 4009-4000
Novos
(31) 2116-1316
Seminovos
(31) 2116-1181
Agendamento de Serviços
(31) 4009-4090
Vendas Diretas
(31) 4009-4021
01 de julho, 2024
O que é o controle de estabilidade?
Primeiramente, o controle de estabilidade é um item eletrônico de segurança ativa que atua na prevenção de acidentes, mais especificamente durante a direção em curvas acentuadas, pisos escorregadios e manobras evasivas. Ou seja, ele contorna os riscos associados à falta de aderência ao solo.
Nesse sentido, o sistema detecta o risco atuando sobre os freios de forma seletiva, bem como reduzindo a potência do motor. Isso é possível, porque ele conta com sensores de rotação em todas as rodas, bem como:
Legislação
Tendo em vista os benefícios que o controle de estabilidade exerce, muitos países já se movimentaram no sentido de tornar a sua instalação obrigatória desde a fabricação. Portanto, as montadoras devem se preocupar em instalar o recurso não como um luxo para os usuários, mas como algo essencial.
Só para ilustrar, nos Estados Unidos a obrigatoriedade do item foi determinada por lei em 2012. Já no Brasil, o processo está sendo implementado gradualmente desde 2020. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) organizou esse planejamento da seguinte maneira:
Inclusive, vale mencionar que tal exigência se aplica tanto a carros de passeio quanto a modelos utilitários e comerciais leves. Logo, a partir de agora, o país inicia uma nova era em quesitos de segurança.
Outros itens obrigatórios
Além do controle de estabilidade, a luz de condução diurna (DRL) com sistema halógeno também passa a ser obrigatória. Afinal, a luz que ela emite é mais forte que a de posição, ampliando significativamente a visibilidade dos motoristas.
Ademais, o alerta de frenagem é outro recurso que entra nessas mudanças de 2024, devendo estar presente nos carros novos com o intuito de alertar não apenas a pessoa que está conduzindo o veículo equipado com o recurso, como também aquela que dirige o de trás. O aviso pode ser emitido através de luzes de freio intermitentes e sinais sonoros. Também é possível haver pré-tensionadores dos cintos de segurança conforme a fabricante.
Por fim, o alerta de uso de cinto de segurança e o repetidor de setas devem ser instalados a partir deste ano em todos os modelos.
Todo esse cenário tem como objetivo aprimorar a segurança não apenas a bordo, como também a de outros participantes do trânsito. Espera-se reduzir o número de acidentes com tais medidas impostas pelo Contran.
Que tal planejar a compra do seu 0 km com todas essas vantagens? Conheça as cartas de consórcio da Peugeot BH France.
Referências:
Voltar
teste