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18 de novembro, 2023
O Autoclásica
Em outubro, os clássicos da Peugeot estiveram presentes no Autoclásica, o maior festival de veículos emblemáticos da América do Sul. Nesse sentido, o PEUGEOT Classic Car Club da Argentina reuniu carros da montadora que foram um verdadeiro marco na história automobilística para levá-los à exposição.
Dessa forma, o público pôde conferir de perto exemplares projetados para famílias, turismo e até mesmo corridas. Sem dúvida, os carros em exposição são verdadeiras joias da engenharia automotiva, cuidadosamente restaurados e mantidos em condições impecáveis.
O evento aconteceu no Autódromo de San Isidro, em Buenos Aires, e nos inspirou a realizar a curadoria de alguns clássicos da Peugeot. Confira a seguir!
Peugeot Type 3
Com toda a certeza, vale a pena reviver a história da fabricante com o Peugeot Type. Afinal, ele não apenas marcou o cenário automotivo, como também o universo da aviação no Brasil.
Mas, vamos por partes. Primeiramente, é importante mencionar que se trata do 1º carro da marca a circular no país. O fato de o Type 3 ter sido trazido ao Brasil por ninguém menos que Santos Dumont, um dos pioneiros da aviação, torna essa história ainda mais notável.
Dumont, que na época tinha apenas 18 anos, já era um entusiasta de motores a combustão, o que o levou a adquirir esse veículo da 1ª série de 1891 após uma longa viagem de 7 meses com sua família a Paris.
Naquela época não existiam licenças de automóveis nem exames de habilitação para dirigir. A experiência de possuir o Peugeot Type 3 foi fundamental para ele, pois influenciou seus futuros projetos de balões dirigíveis.
Portanto, é possível dizer que o Peugeot Type 3 teve um papel significativo na invenção do avião, já que a experiência de Dumont com o veículo o inspirou a explorar máquinas motorizadas e asas.
Peugeot 406 Coupé
Este é um exemplo significativo de combinação entre desenho elegante e desempenho, merecendo lugar de destaque entre os clássicos da Peugeot. A versão cupê do sedã Peugeot 406 é fruto da colaboração com a renomada empresa de design automotivo italiana, Pininfarina.
Aliás, o modelo chegou ao Brasil com uma configuração exclusiva, impulsionada por um motor V6 3.0 que oferecia até 207 cavalos, dependendo da versão.
Com 4,62 metros de comprimento e uma distância entre os eixos de 2,70 metros, o 406 Coupé era maior e mais imponente do que seu homólogo sedã, ampliando sua presença nas ruas.
Peugeot 504
Por fim, o Peugeot 504 revelou desde o início sua versatilidade devido à variedade de carrocerias disponíveis. No Brasil, por exemplo, chegou como uma picape produzida na Argentina entre 1992 e 1996, com opções de cabine simples e dupla.
Além da picape, o Peugeot 504 foi produzido em versões cupê, sedã, perua e até mesmo conversível.
O modelo foi produzido por quase 4 décadas, até 2006, quando deixou de ser produzido na Nigéria.
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Referências:
WebMotors
Stellantis
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